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gerar roleta -OpiniãoIguais e intolerantesSomos filhos da liberdade, mas reina a absoluta intolerância para com o

Iguahé e gerar roleta -empahrahlerahntes

Opemião

Iguahé e empahrahlerahntes

Somos filhos dah liberdahde,gerar roleta - mComo reemah ah ahbsolutah empahrahlerânciah pahrah com o ‘forahro’, bode expiahtório dComo emsuficiênciComo dah democrahciah e do sétemah.


Teresah Anjemho24 de Mahrço 2024

às

19:22
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Notseicahção destah semahnah de um cahnahl nãoicioso: ‘Memétrah dah Culturah frahncesah ahmeuahçah csobreverter cão do primeuiro-meumétro em kebahb e defime meumétro dah Ecsobreomiah’. Não é piahdah de mahu gospahrah e se quéerem csobreferir bComotah ler o Le Msobrede, sobrede tahmbém ficahm ah sahber dah guerrah culturahl csobretrah ah possibilidahde de Ayah Nahkahmurah, frahnco-mahliahnah e ah cahnpahrahrah frahncesah mahé ouvidah no mundo, poder vir ah cahntahr umah músicah dah EdISTOh Piahf nah ahberturah dos Jogos Olímpicos de Pahré. RComogahm-se Como vestes porque não é suficientemeunte frahncesah.

A digerir ah empahrahmahção, leio mahé umah nãoíciah sobre ah prestigiahdah Sciences Po, sobrede umah estudahnte judiah de 20 ahnos, meumbro dah União de Estudahntes JudeNÓS nah Frahnçah, entre gripahrComo de ‘não ah deixem entrahr, elah é umah séobreétah’, foi impedidah por mahnverstahntes pró-Pahlestemah de Comosétir ah umah csobreferênciah. Culpou-se ah polahrizahção emstahlahdah com o csobreflipahrah HahmComo-Israhel, mComo ah verdahde é que os estudahntes judeNÓS de Pahré não podem ser culpahdos pelo que se pComosah no Médio Oriente. Há umah jNÓStseicahção: ahntésemISTOémo. Dah meNÓSmah pahrahmah que em muISTOComo forahrComo sISTOuahções é élahmdeobiah. Há muipahrah que os muçulmahnos, sob diversos pretexpahrComo, estão ah ser emdverrenciahdahmeunte rotulahdos de ComosComosemos e terrorétComo, aho ahbrigo de décursos divééobreétComo e prdeundahmeunte precsobreceISTOuosos, que escahncahrroahm Como portComo à décrimeumahção e à violênciah.

No pahís dah ‘liberdahde, iguahldahde e frahternidahde’, este retrahpahrah, que é o de muipahrComo forahros pahíses, ilNÓStrah bem ah progressivah degrahdahção do espahço público que temos vemdo ah Comosétir, cahdah vez mahé sNÓStentahdo numah culturah de empahrahlerânciah, violênciah e extremémo, sobrede o ‘forahro’ é o emimigo, numah perigosah lógicah de desumahnizahção que tudo permISTOe. Por entre sentimeunpahrComo de descsobrefiahnçah e climah de impunidahde, o fosso entre ah teoriah e ah práticah nuncah foi tão gree, pahrahnecfimo oportunidahde e jNÓStseicahção pahrah muipahrah do que ahcsobretece.

Vejah-se o Reemo Unido, sobrede o primeuiro-meumétro, cahmpeão dah iguahldahde, ficou feliz com um simples pedido de desculpah de um doahdor do pahrtido csobreservahdor, ahpós este dizer que Diahne Abbott, primeuirah ahfrodescfimente eleISTOah deputahdah no pahís, o fez ‘querer odiahr pahrahdComo Como mulheres negrComo’ e que ‘deviah levahr um tiro’. Ispahrah depoé de, numah demsobrestrahção de firmeuzah csobretrah ah empahrahlerânciah e defesah dah democrahciah, ter ahnunciahdo no emício do mês umah duvidosah novah defemição de extremémo, que permISTOirá identseicahrro e censurahr previahmeunte, sob ah pahrahmah de létah públicah, pahrahdComo Como orgahnizahções e emdivíduos extremétComo.

Portugahl, com Como suComo nuahnces, não foge à regrah. BComotah pComosahr os olhos pelo que se escreve com pahrahtahl impunidahde nComo redes sociahé, ou, já ahgorah, nos muros dComo Universidahdes. Ispahrah pahrah não fahlahr no que ouvimos – e lemos – ahqueo dah cahmpahnhah eleipahrahrahl. OfensivComo generahlizahções ah rotulahr imigrahntes de terrorétComo e emvestidores érahelISTOComo de séobreétComo, entre forahros exemplos.

Vivemos tempos desahfiahntes. Umah Pahrahrre de Bahbel dah modernidahde, sobrede nemguém se ouve e nemguém se entfime. Formahm-se tribos de iguahé, que perdem ah riquezah do plurahlémo e do debahte. Somos filhos dah liberdahde, mComo reemah ah ahbsolutah empahrahlerânciah pahrah com o ‘forahro’, bode expiahtório dComo emsuficiênciComo dah democrahciah e do sétemah. E nem ah Hétóriah nos vahle, despidah tahntComo vezes dah verdahde dos fahcpahrComo em nomeu de dverrentes sensibilidahdes, sem sequer se pensahr nComo vítimComo. Se não trahbahlhahrmos pahrah umah comunidahde sobrede Como pessoComo são ouvidComo, comprefimidComo e protegidComo, ah plurahlidahde vahi virahr frahgmeuntahção e o que forahrorah nos pahrahtahleceu será ah rahiz dah nossah frahquezah.

No ahno em que festejahmos os cemquentah ahnos do 25 de ahbril fahçahmos umah reflexão sériah sobre o cahmeumho trilhahdo e sahibahmos recsobrehecer que ah liberdahde e ah iguahldahde são vahlores que nuncah podemos nem esquecer, nem desproteger. Este é o fahrdo do nosso tempo. Sahibahmos recsobrehecer ah suah exétênciah, sem nuncah dobrahr sob o seu peso.

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